7 de jul. de 2010

Housekeeping Program

Logo após o STCW, iniciei o curso de Camareira (Housekeeper). Mais empolgada do que nunca! Na verdade nem sei porque escolhi trabalhar nessa area dentro do Navio (talvez pelo salário!!) E também fiz o curso por necessidade, já que não tenho experiência na area, apesar do custo, valeu a pena, pois deu p/ aprender tudo o que uma camareira faz!!
O curso foi ministrado pela Juliana Grenier, ela trabalhou durante 6 anos pela Pullmantur, e agora vai embarcar pela Ibero como Supervisora de HK!!! Na minha cabeça, a Camareira só iria arrumar as cabines, tipo arrjmar a cama e limpar o Banheiro, maaasss não é só isso, não mesmo. Ela explicou que a camareira além da limpeza da cabine, ela também recepciona os passageiros, levando cada um em sua cabine e fazendo uma breve apresentação, o que pode e o que não pode, entre outras coisas. Confesso que fiquei um pouco assustada quando ela disse isso, jurava que só teria que limpar a cabine ( por isso é importante saber falar inglês e espanhol), ahhhh... e tem um tempo limite pra fazer isso, tem que ser bem rápido com a limpeza!! Mas com o tempo fui me acostumando com idéia. No curso aprendemos os nomes dos produtos, etapas da limpeza, p/ que serve o Trolley, Pantry, fazer uma cama aberta, uma cama fechada, os bichinhos com a toalha, a limpeza no banheiro, os horários, os salários, e dicas de como lidar com as pessoas dentro do navio! o Curso durou mais ou menos uma semana, e foi muito bom! E já digo pra vocês, é muito cansativo gente. No dia em que fomos no Hotel fazer a aula prática, quase morri de tanto arrumar cama, é claro que fizemos repetidamente, mas deu pra ter uma noção de que o trabalho dentro do Navio é bem corrido, mas nada escravizante!

4 comentários:

  1. Nada escravizante? Espere até embarcar e quero ver se o seu discurso será o mesmo.
    É muito trabalho sim, muita fiscalização, muita responsabilidade. Não quero dizer que vc não vai conseguir, se eu consegui, vc tbém vai, mas adianto que é muito trabalho, principalmente em dias de embarque.
    É trabalho escravo sim, por isso existe tanta gente que desiste logo no início do contrato.
    A única motivação é o dinheiro e somente por isso que eu terminei meu contrato.
    Boa sorte, vc vai precisar.

    ResponderExcluir
  2. Vou embarcar pela costa essa semana mas nunca trabalhei de camareira a função na qual me colocaram e ainda mas não sei falar inglês espero passar pelo menos 1 mês. sera que consigo?

    ResponderExcluir
  3. Esse curso de 1 semana onde fica?

    ResponderExcluir
  4. Quero muito saber aonde posso fazer esse curso, por favor, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir