3 de out. de 2012

2º Contrato - PULLMANTUR

Bom, depois de 2 anos sem navegar. Chegou a hora de voltar, mas em outra CIA. Pullmantur!
Quase um ano estudando inglês, pois todos sabem que, depois que a Royal comprou a Pullmantur, o inglês seria exigido p/ entrevista! No ínicio de setembro, surgiu o nome do entrevistador, Douglas, funcionário da Royal. Dias depois, no face, algumas pessoas comecaram a reclamar dele, dizendo que ele fazia de tudo pra intimidar a pessoa, com perguntas difíceis, e tudo em inglês. Comecei a ficar preocupa, por mais que eu estivesse estudando, sabia que meu inglês não é fluente, mas enfim, tentei não dar ouvidos aos comentários maldosos. No dia da entrevista, foi a 2º a ser entrevistada, a 1ª saiu quase chorando da sala, daí eu fiquei mais nervosa ainda. Na hora da conversa com ele, me deu um braco, gaguejava, falava errado, foi um horros, mas em alguns momentos ele me ajudava (pois como ele mesmo disse minutos antes: Não estou aqui para avaliar o inglês como professor, e sim para ver a capacidade que cada tem em se comunicar), mas não queria que ele ficasse me ajudando a falar. então ele me perguntou se eu sabia falar em espanhol, daí fiquei mais traquila!!! E então conseguimos conversar melhor e também pude me explicar melhor e dizer o porque queria voltar para o navio! Mas mesmo assim foi tenso! e no final da entrevista ele fez algumas anotações em seu Notebook, e anotou o valor do piso Salarial no meu cv, e me perguntou se eu estava de acordo com aquele valor, e logico que eu concordei né! Era algo em torno de U$ 1,180 dolares... na verdade eu não me lembro. Eu fingi que li, mas não li.

30 de mai. de 2012

Rotina de Trabalho de uma Cabin Steward - Camareira


Cada dia as semana tínhamos uma tarefa especifica alem da arrumação normal nas cabines. Nos cruzeiros de Sete dias, por exemplo, funcionava da seguinte maneira:

Domingo (Desembarque e Embarque): às 06h30min da Matina pegar toalhas e a papelada de promoções pra colocar dentro de cada cabine. (às 06h00min já tínhamos que ter tomado o nosso café, esse era o dia mais puxado) até as 13h00min todas as cabines tinham que estar arrumadas, cada supervisor passava pra ver ser estava tudo OK, eu Graças a Deus nunca recebi nenhuma BANANA (só no inicio que uma das minhas cabines ficou sem papel higiênico, nessa época eu ainda não tinha helper, foi um sufoco) Voltando! Depois das 13h00min eram divididos dois grupos, cada um recebia 01h30min de descanso, enquanto isso o grupo que estava On puxava as malas dos passageiros, isso era F***! Cansava bastante! No final da tarde, logo depois que todos os passageiros já estavam a bordo, tinha o tal do treinamento, tínhamos que para tudo e ir para a nossa sessão auxiliar os pax a irem pra suas Master Stations (tbm era um saco fazer isso). Quando terminava essa parte, todos desciam para o 4 deck para jantar e se arrumar para o turno da noite, ou seja, não tinha tempo nenhum para descansar! Daí às 18h30min horas, pegar toalhas novamente, e se apresentar para os paxs, e às 23h30min finalizar o serviço! O Total dava umas 14h00min trabalhadas no dia desembarque. Na Europa era bom, porque havia uma diferença de 2 horas, pois no outro dia o Navio já estava em outro continente, então sempre voltava duas horas! Tínhamos um tempinho a mais à noite para descansar, ir ao crew bar, etc.

Segunda: Era o dia que tínhamos que dar uma geral nos corredores: tirar o pó do teto até o chão, tirar mancha das paredes (por causa das malas, as paredes ficavam com umas manchas pretas), corrimão, limpar o nosso locker (organizar as prateleiras, os lençóis (sabanas), fronhas (fundas)! Por isso também era avaliado!

Terça: a partir de agora eu não me lembro à ordem exata. Se eu não me engano na terça tínhamos que Sanitizar as geleiras e sanitizar o Minibar (a porcaria da mini geladeira que tem dentro das cabines) Tirar todos os produtos de dentro e limpar com Kay5 (um pó tipo água sanitária). Recolher todas as geleiras, desmontar e levar na Pantry para serem lavadas, depois voltar e colocar outra vez em todas as cabines

Quarta: era o segundo dia mais puxado. Era o dia que trocávamos todos os lençóis e fronhas. Tinha camareiro que dava um migué, e trocava somente o lençol de cima, principalmente nas cabines que tem Operbad, porque realmente era muito puxado! Alguns camareiros chamavam o helper novamente, principalmente se quisessem sair pra passear mais cedo!

Quinta: tínhamos que Sanitizar os telefones, maçanetas e tirar o pó geral (maaasss, todos os dias tínhamos que tirar o pó! Esse dia até que era tranqüilo, o segredo era não deixar muita sujeira nas cabines, assim o seu trabalho fluía de uma maneira mais tranqüila.

Sexta: Acho que era o dia que tínhamos que sanitizar os banheiros, limpas o ralo da pia e dos chuveiros (era bem nojento) sanitizar a ducha dos chuveiros e limpas bem os vasos sanitários.

Sábado: era o dia de organizar os Amenities para o Domingão (repor o sabonete e xampu, papel higiênico, sabonetes)E no outro dia começava tudo outra vez! Era mais ou menos assim que funcionava!

Outro detalhe: no turno da noite, entravamos nas cabines para dar uma geral nos banheiros, trocar as toalhas, abrir a cama, colocar gelo, e o Diário de Bordo!

28 de mar. de 2012

As primeiras semans de trabalho!

Bom, nos meus primeiros dias fiquei acompanhando outro camareiro, disseram que era pra eu aprender mais sobre o serviço, já que não tinha experiência. Isso também aconteceu com o meu amigo amigo Fábio, que embarcou junto comigo. Eu achei ruim, pois os camareiros mais antigos "sapateiam" por demasiado... Mas enfim, eram ordens da Chief. No dia começava um Mini-crossing... daí fomos largados pra fazer o serviço sozinhos, foi difícil, pois não sabíamos qual era a sequência da limpeza durante o crossing, mas conseguimos sobreviver. Na sessão onde nos colocaram tinha um supervisora que era pior do qualquer novato, mas ainda bem que dias depois ela foi transferida pra outro navio. Depois desse crossing, dividi uma sessão com outra novato, era meio ruim, pois tínhamos que dividir a Master Key. Passei mais ou menos um mês e meio acompanhando outros camareiros até ter uma sessão somente minha. Enquanto isso eu aprendia tudo errado com eles... Até achava melhor quando chegava alguma supervisora para ensinar da forma correta, pois nessa época estava tendo bastante inspeção nas cabines, no começo teve uma Supervisora que estava pegando no meu pé, mas não pelo serviço, algumas meninas desconfiavam que ela é preconceituosa. Mas com o tempo fui fazendo meu serviço e ela foi me deixando de lado, principalmente quando chegava pra Inspecionar minhas cabines, e dificilmente achava algo de errado ou muito sujo. Em contra partida a Chief sempre me elogiou, isso pra mim bastava, pois estava sendo avaliada pela maior responsável do setor de Housekeeping. Foi melhor ainda quando ela saiu de férias... achei legal!