30 de mai. de 2012

Rotina de Trabalho de uma Cabin Steward - Camareira


Cada dia as semana tínhamos uma tarefa especifica alem da arrumação normal nas cabines. Nos cruzeiros de Sete dias, por exemplo, funcionava da seguinte maneira:

Domingo (Desembarque e Embarque): às 06h30min da Matina pegar toalhas e a papelada de promoções pra colocar dentro de cada cabine. (às 06h00min já tínhamos que ter tomado o nosso café, esse era o dia mais puxado) até as 13h00min todas as cabines tinham que estar arrumadas, cada supervisor passava pra ver ser estava tudo OK, eu Graças a Deus nunca recebi nenhuma BANANA (só no inicio que uma das minhas cabines ficou sem papel higiênico, nessa época eu ainda não tinha helper, foi um sufoco) Voltando! Depois das 13h00min eram divididos dois grupos, cada um recebia 01h30min de descanso, enquanto isso o grupo que estava On puxava as malas dos passageiros, isso era F***! Cansava bastante! No final da tarde, logo depois que todos os passageiros já estavam a bordo, tinha o tal do treinamento, tínhamos que para tudo e ir para a nossa sessão auxiliar os pax a irem pra suas Master Stations (tbm era um saco fazer isso). Quando terminava essa parte, todos desciam para o 4 deck para jantar e se arrumar para o turno da noite, ou seja, não tinha tempo nenhum para descansar! Daí às 18h30min horas, pegar toalhas novamente, e se apresentar para os paxs, e às 23h30min finalizar o serviço! O Total dava umas 14h00min trabalhadas no dia desembarque. Na Europa era bom, porque havia uma diferença de 2 horas, pois no outro dia o Navio já estava em outro continente, então sempre voltava duas horas! Tínhamos um tempinho a mais à noite para descansar, ir ao crew bar, etc.

Segunda: Era o dia que tínhamos que dar uma geral nos corredores: tirar o pó do teto até o chão, tirar mancha das paredes (por causa das malas, as paredes ficavam com umas manchas pretas), corrimão, limpar o nosso locker (organizar as prateleiras, os lençóis (sabanas), fronhas (fundas)! Por isso também era avaliado!

Terça: a partir de agora eu não me lembro à ordem exata. Se eu não me engano na terça tínhamos que Sanitizar as geleiras e sanitizar o Minibar (a porcaria da mini geladeira que tem dentro das cabines) Tirar todos os produtos de dentro e limpar com Kay5 (um pó tipo água sanitária). Recolher todas as geleiras, desmontar e levar na Pantry para serem lavadas, depois voltar e colocar outra vez em todas as cabines

Quarta: era o segundo dia mais puxado. Era o dia que trocávamos todos os lençóis e fronhas. Tinha camareiro que dava um migué, e trocava somente o lençol de cima, principalmente nas cabines que tem Operbad, porque realmente era muito puxado! Alguns camareiros chamavam o helper novamente, principalmente se quisessem sair pra passear mais cedo!

Quinta: tínhamos que Sanitizar os telefones, maçanetas e tirar o pó geral (maaasss, todos os dias tínhamos que tirar o pó! Esse dia até que era tranqüilo, o segredo era não deixar muita sujeira nas cabines, assim o seu trabalho fluía de uma maneira mais tranqüila.

Sexta: Acho que era o dia que tínhamos que sanitizar os banheiros, limpas o ralo da pia e dos chuveiros (era bem nojento) sanitizar a ducha dos chuveiros e limpas bem os vasos sanitários.

Sábado: era o dia de organizar os Amenities para o Domingão (repor o sabonete e xampu, papel higiênico, sabonetes)E no outro dia começava tudo outra vez! Era mais ou menos assim que funcionava!

Outro detalhe: no turno da noite, entravamos nas cabines para dar uma geral nos banheiros, trocar as toalhas, abrir a cama, colocar gelo, e o Diário de Bordo!

21 comentários:

  1. Muito bom essa postagem Adriana!
    Deu pra ter uma boa noção de sua rotina, da correria do dia a dia e das várias atividades que lhe cabem. É realmente bem agitado.
    Quantos contratos você já fez??
    Está na Ibero mesmo, o Grand Mistral?
    Obrigada pelo contato e pela oportunidade de aprender contigo.
    Como te falei, por enquanto estou pensando sobre (seriamente) pesquisando, vou conhecer uma agência que tem palestras pessoalmente também, vou acompanhando seu blog e te fazendo perguntas! hehe
    Abraço!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o momento eu fiz somente 1 contrato e foi no navio Grand Mistral da Ibero. Agora volto a me preparar para o segundo! Tome muito cuidado com as agências, algumas cobram descaradamente para embarcar os candidatos!! QQ duvida pode me perguntar!
      Beijo

      Excluir
    2. Caramba Adriana vc embarcou no mistral e eu tmb! So que de cleaner. O salário de cabin agora deve estar uns 1200 que ano vc embarcou? Eu embarquei final de 2012 e queria voltar mas de cabin pq cleaner é tenso!!! Vc voltaria pro Mistral?

      Excluir
  2. OIII Dri ... que valor que vc esta conseguindo tirar de salario pela IBERO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época em que eu estava na Ibero, os camareiros estavam tirando um pouco mais que U$2000...(dependia de quantos pax tinha na sua seção) mas agora, o salário esta bem mais baixo, baixo mesmo...

      Excluir
  3. Olá!!
    Como estão as coisas contigo, está no aguardo do embarque ou já foi??
    Já sabe se vai de Grand Mistral mesmo? e os salários, baixos ainda?
    Quando puder mande notícias!!
    Beijo e boa semana!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol! Tudo bem sim! Obrigada! Por enquanto não volto pra Ibero. Mas parece que os salários lá ainda continuam abaixo da média! Tente contato com alguém que esteja trabalhando atualmente em algum navio da Ibero!!!
      Beijooo

      Excluir
  4. oi adriana tudo bem???
    eu gostaria de saber a minha area é cabelereira gostaria de
    trabalhar nos navios mas nao consegui nenhum contato com salões nos navios..
    pensei em entrar primeiro como camareira e depois me informar la dentro..é muito complicado entrar la??
    e tem sera como eu pegar um cruzeiro p trabalhar apenas 7 dias ou menos??
    é que eu tenho duas crianças pequenas.. gostaria de tentar algo diferente;
    obrigada por sua atenção..se puder me responder e me dar essa força vou deixar meu email..iarpm@yahoo.com.br

    obrigada fika com Deus e tudo de bom pra vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Realmente pra área de Spa e Beleza é mais difícil de abrir vagas. Mas como Camareira é mais fácil. Mas vou ser sincera, se você pensa em trabalhar em navios, vai ter que se entregar, lá não tem dia de folga, o trabalho é de domingo a domingo; se você tem duas filhas pequenas, precisa pensar bem se está disposta a ficar mais de 6 meses longe da sua família. Porque não adianta você conseguir embarcar pra chegar lá e depois de uma semana pedir pra ir embora porque esta com saudades. Por isso pesquise sobre a vida a bordo e veja se nesse momento você está disposta a largar tudo. Talvez pra você seja interessante esperar que suas filhas cresçam um pouco mais p/ que nem você e nem elas sofram tanto. Entre nos sites e peça mais informações pra agências referente ao Cargo de Cabeleleira! (Já adianto que pra esse cargo você precisa saber falar em Inglês)Se precisar saber mais alguma coisa, é só me perguntar! Beijoo

      Excluir
  5. Adriana bom dia, tudo bem?

    Encontrei seu blog por acaso e estou lendo seus posts antigos pra ver como foi sua experiência, mas gostaria de ouvir sua opinião!
    Eu tenho 23 anos, me formei em Administração ano passado, e esses tempos fiz uma entrevista na Rosa Dos Ventos Brasil, para trabalhar em um navio da MSC e me deram o job de Hotel Cleaner, que segundo a descrição do site da RDV é a seguinte:
    "Atividades: Zelador da área de passageiros. Trabalha durante todo o seu horário circulando nas áreas públicas, zelando pela manutenção da limpeza em tempo integral.
    Requisitos: Conhecimento sobre vida a bordo, inglês intermediário, experiência em atendimento ao público ou curso de governança."

    Como eu ainda tenho um tempo pra me decidir, antes de pagar e ir fazer os cursos, estou buscando o máximo de informações possíveis e relatos de pessoas que viveram essa vida, mesmo que em cargos diferentes.
    Infelizmente, ultimamente estou encontrando bastante relatos negativos, o que está me deixando com o pé atrás!

    "...limpar vômitos aos montes por toda a parte... limpar os banheiros públicos muitas vezes com diarréias espalhadas..."

    Eu lí isso de um depoimento de um kra que foi como Housekeeping Steward, só não sei a companhia.
    Você sabe me dizer, pelo que viu e/ou ouviu dos colegas, se é assim mesmo?
    E que tipo de equipamento eu vou usar pra fazer isso?

    Eu não quero me alongar muito mais pra não tomar muito do seu tempo, mas se puder me dar uma esclarecida, eu agradeço muito!
    Tenho muita vontade de viajar pelo mundo, lógicamente eu sei que no navio, eu vou trabalhar muito e ter poucas horas pra curtir e nem sempre vai ser possível visitar as cidades, mas eu ainda acho que vale a pena! Sem contar que da pra juntar uma graninha nesse tempo! E minha idéia inicial, não era fazer um contrato só. Mas o tipo de coisa que eu ando lendo, faz parecer que se o inferno existe, ele é dentro de um navio!

    Agradeço muito atenção,
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius! Realmente você não encontrará elogios sobre a vida a bordo. Mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Se vc quiser me add no msn eu posso te explicar melhor como funciona. adriana.oliveirah@hotmail.com

      Excluir
  6. Oi Adriana...tudo bem?
    Estou lendo seu blog e achei muito bom seus comentários sobre a vida a bordo..to pensando seriamente em embarcar nessa,ja tirei passaporte,tomei a vacina da febre amarela,assisti palestra e agora fiquei na duvida: Assistente de garçon ou camareira..vc conhece bem a rotina dessas duas funções?..Com relação a dinheiro,vale a pena investir nessa? Aqui é fogo,geralmente o que ganhamos não é o suficiente para fazermos planos..o meu negócio é ir trabalhar e conseguir o maximo que eu puder...isso é possivel mesmo?
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, que bom que gostou do blog! Então, respondendo a sua pergunta, eu conheço mais sobre a rotina de Cabin Steward, que foi a area em que eu trabalhei enquanto estava no Navio. Uma coisa é fato: você vai trabalhar muito no Cargo de Camareira, mas em contra partida, recebemos um bom salário. Na cia onde eu trabalhei, muito gente está saindo de lá pq os salários diminuiram e agora o pessoal está migrando para a Pullmantur (salário Bom)! Acho que se você está disposta a encarar essa vida, vá em frente! Terão dias que você vai ficar com vontade de jogar tudo pro ar e querer voltar pra casa, mas quando estamos em casa, não vemos a hora de voltar para o Navio. E toda vez que temos vontade de desistir, temos que pensar nas contas pra pagar, e em tudo o que ainda queremos conquistar! te desejo boa sorte, e qualquer duvida estou a disposição!
      Beijos

      Excluir
  7. Muito bom Adriana, eu te added no msn. Quero saber mais informações pois tenho entrevista com a íbero essa semana, tbm quero saber informações sobre a entrevista. Desde já te agradeço. Boa sorte e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Adriana, muito bom o seu blog... Como o Vinícius, logo acima, fui selecionada para Hotel cleaner também. Te adicionei pra pegar algumas informações contigo, se for possível. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Eu estou prestes a fazer uma entrevista para a vaga de Cabin pela agencia ISM, foi muita sorte ter achado o seu blog. Gostaria de saber mais sobre as entrevistas, você fez a pré entrevista pelo skype também?
    Como posso falar com você?

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber quais os nomes dos produtos para limpeza do banheiro

    ResponderExcluir
  11. Olá, qual é a idade que aceitam para ser camareira?

    ResponderExcluir
  12. Olá, qual é a idade que aceitam para ser camareira?

    ResponderExcluir
  13. Olá, qual é a idade que aceitam para ser camareira?

    ResponderExcluir
  14. Olá, qual é a idade que aceitam para ser camareira?

    ResponderExcluir